sábado, 15 de junho de 2013

Sequência didática: Meu primeiro beijo

Sequência didática para desenvolver e ampliar a capacidade de leitura

Público Alvo: 6ª série/7º ano - 7ª série/8º ano

Texto: Meu Primeiro Beijo – Antonio Barreto




É dificil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem com quem? Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele sabíamos exatamente o que era "o beijo". Só de filme. Estávamos virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim...
Não sei se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos:
" Você é a glicose do meu metabolismo.
Te amo muito!
Paracelso"
E assinou com uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido dele. Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher...E também não sei por que: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar.
No dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus, veio com o seguinte papo:
- Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? - Fiz cara de desentendida.
Mas ele continuou:
- Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. - Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão. Mas continuou salivando seus perdigotos:
- A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250 bactérias...
Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu e, tremendo, tirou seus óculos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais força, e então nos abraçamos de bocas coladas, por alguns segundos.
E de repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto , juntos, o abismo do primeiro beijo.
Desci, cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos apaixonados por vária semanas. Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram...e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível!


BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-6.


1º MomentoLevantamento de Hipóteses
   Informe apenas o título do texto aos alunos e faça as seguintes perguntas:
1)    A partir do título como vocês acham que será a história?
2)    O que vocês sabem sobre o beijo?
3)    Quais tipos de beijos vocês conhecem? Por que as pessoas se beijam?

2º Momento – Leitura do texto
Entregue o texto aos alunos e solicite que façam a leitura silenciosa e grifem as palavras que não conhecerem. Em seguida faça a leitura oral para os alunos, com entonação de voz e obediência aos sinais de pontuação.

3º momento: Interpretação Textual
Entregue dicionários aos alunos e solicite que encontrem o significado das palavras que não compreenderam. Em seguida faça uma roda de conversa, comente o significado das palavras e lance as seguintes questões:
1) O texto relata uma experiência vivida pela narradora. Que experiência é essa?
2) Onde aconteceu?
3) Como aconteceu?
4) Ela gostou?
5)Por que vocês acham que o apelido do garoto é Cultura inútil?
6) E vocês? Já viveram a experiência do primeiro beijo? Como foi?

4º momento: Autor

Pergunte aos alunos se conhecem Antônio Barreto e que tipo de textos ele costuma escrever. Caso conheçam, complemente. Se não conhecerem faça uma breve explanação sobre a biografia do autor e suas obras. Explique que o texto lido foi retirado da obra Balada do primeiro amor e comente sobre o livro para que os alunos sintam desejo por conhecê-lo; informe que a biblioteca da escola possui exemplares (caso haja) e que eles poderão pegar emprestado. Indique outras obras, de outros autores com o mesmo tema (faça uma busca antecipada com a ajuda do professor da sala de leitura).

Sugestões:
“O diário de Lúcia Helena” e “Hora do amor “– Álvaro Cardoso Gomes – FTD
“Primeiro Amor” – Luiz Galdino – Quinteto Editorial

5º momento: Intertextualidade e interdiscursividade
Leve outros textos com o mesmo tema, faça a leitura junto aos alunos ou solicite que façam uma leitura compartilhada. Segue algumas sugestões:
  • Um beijo – Luan Santana 
  • Um primeiro beijo – Paula Toller
  • Soneto –Chico Buarque
  • Beijo-flor – Carlos Drummond de Andrade
  • O primeiro beijo – Clarice Linspector 


Você poderá levar os alunos à sala de informática e juntos pesquisarem outros textos com o mesmo tema.

 O mais importante nesta sequência didática é aguçar o desejo à leitura.

Professora Cleide Alexandre da Silva Gianasi

Nenhum comentário:

Postar um comentário