domingo, 16 de junho de 2013

Sequência Didática: Avestruz

Estratégias de Leitura

Público Alvo: 5ª série/6º ano – 6ª série/7º ano

Texto: Avestruz – Mario Prata

O filho de uma grande amiga pediu, de presente pelos seus dez anos, uma avestruz. Cismou, fazer o quê? Moram em um apartamento em Higienópolis, São Paulo. E ela me mandou um e-mail dizendo que a culpa era minha. Sim, porque foi aqui ao lado de casa, em Floripa, que o menino conheceu as avestruzes. Tem uma plantação, digo, criação deles. Aquilo impressionou o garoto.
Culpado, fui até o local saber se eles vendiam filhotes de avestruzes. E se entregavam em domicílio.
E fiquei a observar a ave. Se é que podemos chamar aquilo de ave. A avestruz foi um erro da natureza, minha amiga. Na hora de criar a avestruz, deus devia estar muito cansado e cometeu alguns erros. Deve ter criado primeiro o corpo, que se assemelha, em tamanho, a um boi. Sabe quanto pesa uma avestruz? Entre 100 e 160 quilos, fui logo avisando a minha amiga. E a altura pode chegar a quase três metros. 2,7 para ser mais exato.
Mas eu estava falando da sua criação por deus. Colocou um pescoço que não tem absolutamente nada a ver com o corpo. Não devia mais ter estoque de asas no paraíso, então colocou asas atrofiadas. Talvez até sabiamente para evitar que saíssem voando em bandos por aí assustando as demais aves normais.
Outra coisa que faltou foram dedos para os pés. Colocou apenas dois
dedos em cada pé.
Sacanagem, Senhor!
Depois olhou para sua obra e não sabia se era uma ave ou um camelo. Tanto é que logo depois, Adão, dando os nomes a tudo que via pela frente, olhou para aquele ser meio abominável e disse: Struthio camelus australis. Que é o nome oficial da coisa. Acho que o struthio deve ser aquele pescoço fino em forma de salsicha.
Pois um animal daquele tamanho deveria botar ovos proporcionais ao seu corpo. Outro erro. É grande, mas nem tanto. E me explicava o criador que elas vivem até os setenta anos e se reproduzem plenamente até os quarenta, entrando depois na menopausa, não têm, portanto, TPM. Uma avestruz com TPM é perigosíssima!
Podem gerar de dez a trinta crias por ano, expliquei ao garoto, filho da minha amiga. Pois ele ficou mais animado ainda, imaginando aquele bando de avestruzes correndo pela sala do apartamento.
Ele insiste, quer que eu leve uma avestruz para ele de avião, no domingo. Não sabia mais o que fazer.
Foi quando descobri que elas comem o que encontram pela frente, inclusive pedaços de ferro e madeiras. Joguinhos eletrônicos, por exemplo. máquina digital de fotografia, times inteiros de futebol de botão e, principalmente, chuteiras. E, se descuidar, um mouse de vez em quando cai bem.
Parece que convenci o garoto. Me telefonou e disse que troca o avestruz por cinco gaivotas e um urubu.
Pedi para a minha amiga levar o garoto num psicólogo. Afinal, tenho mais o que fazer do que ser gigolô de avestruz.
PRATA, Mário. Avestruz. 5ª série/ 6º ano vol. 2Caderno aluno p. 9Caderno do Professor p. 18


1.  Ativação de conhecimento de mundo: Antecipação ou predição, checagem de hipóteses
Oralidade (roda de conversa):
      Conhecimentos prévios sobre o título;
       O que sabem sobre o avestruz?
       Alguém já viu um avestruz?
       Descreva o avestruz.

2. Localização de informações, comparação de informações e generalizações
  • Leitura compartilhada
  •  Questionar
              a)   É viável possuir um avestruz como animal de estimação em um apartamento?
                            b)  É tão prático conseguir um avestruz como se faz o pedido de uma pizza?
   c)    Por que o autor cita que o avestruz foi um “erro da natureza”?
   d)    Qual a sua opinião quanto ao ponto de vista do autor a respeito do “erro”?

3. Produção de inferências locais, produção de inferências globais

·         Por que o autor cita o nome Strithio camelus australis?

4. Recuperação do contexto de produção; definição de finalidades e metas da atividade de leitura

·         Esse texto pode sugerir a época em que ele foi escrito?O que indica e comprova a sua resposta?

5. Percepção das relações de intertextualidade; percepção das relações de interdiscursividade

·         Comparar a crônica Avestruz ao conto O patinho Feio
·         Semelhanças e diferenças(diversidade)
6. Percepção de outras linguagens,elaboração de apreciações estéticas

Solicitar pesquisas (ficha técnica sobre outros animais)

Reino
animalia
Filo
chardata
Classe
aves
Ordem
Struthioniformes
Família
Struthionidae vigors, 1825
Espécie
S. camelus
Altura
2 a 2,70
Peso
100 a 150kg
Expectativa de vida
50 a 70 anos

  •      Socialização
Professora Diene Pereira Ribeiro



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